domingo, 7 de junho de 2009

Clima

O continente asiático possui um grande contraste em relação ao clima, indo da seca ao dilúvio.
Isso se deve à grande extensão territorial; à latitude (as terras asiáticas estendem-se desde a linha do Equador até a região polar Ártica); à altitude do relevo (é o continente que possui as mais elevadas altitudes, com exceção da Antártida); á posição do relevo (as montanhas muitas vezes impedem a passagem das massas de ar úmido); ao vento monçônico na porção meridional do continente, que sopra ora do continente para o oceano (seco), ora do oceano para o continente (úmido).
Devido à influência desses fatores, a Ásia possui cinco tipos de clima. Nos planaltos e montanhas e nas proximidades do oceano glacial Ártico predomina o clima frio, que é subdividido em frio ártico e frio continental. O Norte apresenta temperaturas acima de 10ºC em apenas quatro meses do ano, tendo nos outros meses temperaturas inferiores.
Na Mongólia, na China e no Oriente Médio predomina o clima semi-árido e o árido, e possuem uma extensa faixa de desertos.
No Oriente Médio os desertos são quentes e são considerados prolongamentos dos desertos da África, como o da Arábia e do Irã predominante o clima desértico, predominante o clima desértico. Os da parte central do continente são frios com invernos rigorosos,como o deserto de Gobi (Mongólia e China) e do Takla Makan (China).
No Sul e Sudeste ocorre o clima de monções, que é influenciado pelo vento monçônico. Entre todos os tipos de clima da Ásia, este é o que mais exerce influência nas condições de vida locais, orientando as atividades agrícolas.
A principal característica deste clima são as precipitações pluviométricas, com invernos secos e verões chuvosos.
No verão, os ventos monçônicos sopram do oceano para o continente, trazendo chuvas prolongadas utilizadas para a irrigação dos produtos agrícolas. No inverno, os ventos monçônicos sopram do continente para o oceano, ocasionando correntes de ventos continentais secos e frios.
No extremo sudeste do continente, em quase todas as ilhas que compõem a Indonésia, por estar próximo da linha do Equador, aparece o clima equatorial e tropical.
Na Ásia Menor, na planície da China, no Japão e em outras ilhas do pacífico ocorre o clima subtropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário